top of page

Palestrantes e Debatedores:

 

Prof. Dr. Magno Antônio Patto Ramalho (UFLA) 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1970), mestrado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1973) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: feijão, milho, genética quantitativa, melhoramento genético vegetal.

                                    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5481920586591029

Prof. Dr. José Marcelo Soriano Viana (UFV) 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1985), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1990), e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1994). É Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. É professor das disciplinas Genética (graduação), Estatística Genômica de Populações Alógamas (pós-graduação) e Melhor Predição Linear Não Viesada (BLUP) no Melhoramento Vegetal (pós-graduação). Desenvolve pesquisas e orienta nas áreas de Genética Quantitativa, Estatística Genômica, BLUP no Melhoramento Vegetal e Melhoramento de Milho-Pipoca. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da UFV (08/2006-07/2010).

                                   Lattes: http://lattes.cnpq.br/3125669481610550

 

Prof. Dr. Marcio Balestre (UFLA) 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Genética e Melhoramento de Plantas pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos lineares mistos, inferência bayesiana, estatística direcional, genética de populações e genética quantitativa.

                                    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1635430078801792

Prof. Dr. Cosme Damião Cruz (UFV) 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1980), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento, milho, biometria, soja e eucalipto. É autor dos aplicativos computacionais Genes, Gbol, Gqmol e Gdm para análise e estudos biométricos e de genômica além de contribuir para o ensino e aprendizagem de genética. É autor de mais de 400 artigos científicos tratando dos mais diversos temas envolvendo o uso da biometria e da genética molecular no melhoramento vegetal. Também é autor dos livros: Modelos Biométricos Aplicados ao Melhoramento Genético, Estatística Genômica, Introdução a Genética Quantitativa, Fundamentos de Genética e Biometria Aplicada ao Estudo da Diversidade Genética.

                                   Lattes: http://lattes.cnpq.br/2608560883389574

Prof. Dr. Luiz Antônio dos Santos Dias (UFV)

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1979). Mestrado (1992) e Doutorado (1994) em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa, bolsista 1C do CNPq e Editor-chefe da revista CBAB - Crop Breeding and Applied Biotechnology, da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas, desde 2004. Tem experiência em Agronomia, com ênfase em Agroenergia, e Biometria, atuando principalmente no Melhoramento e Fitotecnia de oleaginosas e palmáceas para biodiesel.

                                   Lattes: http://lattes.cnpq.br/3427195905566004

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Scapim (UEM) 

Possui graduação em Agronomia (1991) pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado (1993) e doutorado (1996) em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor associado C. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase no Melhoramento Vegetal na cultura do Milho. Gosta de adaptar e empregar novas metodologias de Genética Quantitativa e Biometria a serviço do melhoramento vegetal. Possui 2 variedades de milho registradas no MAPA. Orientou 31 mestres, 28 doutores, 5 pós-doc e 45 IC. Editor Associado das revistas Acta Scientiarum-Agronomy e Bragantia. Membro titular do comitê de assessoramento da área de Agronomia-CNPq (triênio 2015-2017). Vencedor do prêmio de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná na área de Ciências Agrárias -2013. Foi diretor de pós-graduação da UEM no período de 2006-2013.

                                 Lattes: http://lattes.cnpq.br/8273173254016872

 

Prof. Dr. Cláudio Lopes de Souza Junior (Esalq) 

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1983), pós-doutorado na Universidade estadual de Iowa. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Revisor e parecerista ad hoc de diversos periódicos e agências de fomento. Atua na área de Genética Vegetal, especialmente com Genética e Melhoramento de Espécies Alógamas, com experiência em Genética e Melhoramento de Milho e Genética Quantitativa. Os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento incluem Seleção Recorrente, Melhoramento de linhagens e híbridos, Herança de caracteres quantitativos de importância econômica, Herança de caracteres relacionados à estresses hídricos, mapeamento de QTLs, Seleção Assistida por Marcadores Moleculares, Aspectos teóricos da resposta à seleção, variabilidade genética da depressão por endogamia, eficiência de esquemas seletivos, comparações de diversos tipos de híbridos, seleção recorrente recíproca, deriva genética e seleção recorrente.

                                     Lattes: http://lattes.cnpq.br/8401562644993472

Prof. Dr. Alexandre Pio Viana (UENF)

Concluiu o doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em 2001. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, no Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal. Cientista Jovem do Estado do Rio de Janeiro, sendo bolsista entre 2007 a 2012. Cientista do Estado do Rio de Janeiro a partir de 2012. Participa de 8 projetos de pesquisa, sendo que coordena 6 destes. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas Perenes, Genética Quantitativa, Estatística Experimental, Marcadores de DNA. Atua em disciplinas de pós-graduação com foco em técnicas experimentais, modelagem mista, mapeamento de QTls e seleção genômica ampla. Coordena projetos de pesquisa nas áreas de melhoramento intrapopulacional do maracujazeiro amarelo via seleção recorrente, melhoramento de maracujazeiro para resistência ao Cowpea aphid-born mosaic virus - CABMV, via populações segregantes, melhoramento da goiabeira via estudos em populações segregantes e procedimentos de seleção genômica ampla, melhoramento da goiabeira para resistência ao Meloidogyne enterolobii, com foco em desenvolvimento de populações segregantes de psidium, focando o controle do declínio da goiabeira, melhoramento e manejo da videria em parceria com a University of Califórnia, com foco em populações segregantes com resistência ao míldio e Oídio. Realizou Pós-doutorado na Universidade da California, em Davis (EUA), no Departamento de Viticultura e Enologia, na equipe do Prof. Andrew Walker com ênfase em mapeamento de QTL's e seleção assistida por marcadores de DNA, para resistência ao Oídio, Míldio e Pierce Disease e caracteres agronômicos em uvas de mesa e para a produção de vinhos de alta qualidade. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura 2014-016.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1925868226636086

bottom of page